domingo, 25 de setembro de 2011

Apresentação

Oficina: Reconfigurando os conceitos de cidadania.

ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO SOBRE HIPERTEXTO,
a dinâmica em prol do espírito de coletividade.

Sou a professora Márcia Schmidt, minha experiência profissional é voltada ao Magistério, correspondente ao Ensino Médio, sendo habilitada para os anos iniciais do Ensino Fundamental; estudei na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul cursando Letras – Licenciatura Plena: Língua Portuguesa e Literaturas e depois de lecionar nas escolas do município de Canoas e deste Estado Gaúcho, retornei aos estudos matriculando-me na universidade da ULBRA concluindo uma pós-graduação de Especialização na disciplina de formação.

Estou participando com todos vocês e minha colega Raquel Alves Pires desta Oficina oferecida pela vice-diretora, Jaqueline Fernandes, com a proposta de trabalhar o tema cidadania nas disciplinas da Língua Portuguesa e Ciências da tecnologia utilizando os recursos da informática.

Nosso trabalho recebeu o título de hipertexto, a dinâmica em prol do espírito de coletividade.
Gostaria de ouvir o que esse título sugere a vocês?
O curso está dividido em duas oficinas:
Até às 10h abordaremos o exercício de reconfigurar os nossos conhecimentos nos detendo ao conceito de cidadania.
Das 10h05min até às 11h30min a Prof.ª Raquel prosseguirá com a oficina mais prática abordando questões de trabalho e os primeiros passos para uma pesquisa científica.
São oficinas trabalhadas de forma independente na sua aplicação teórica e prática.
Não obriga a freqüência nas duas, mas uma reforça a outra. Sintam-se à vontade nas suas escolhas.
Aliás essa palavra é sensacional! ESCOLHAS.
Alguém quer fazer algum comentário? Alguma pergunta ou pedido?

MOTIVAÇÃO

A. Eu gostaria de saber como vocês procedem para fazer a leitura de um texto. E Quais dificuldades encontram no momento da leitura? Já pararam para pensar ? Conseguem lembrar dos primeiros anos de escola como era o contato com a leitura?
B. Gostaria que vocês experimentassem na prática apreciando um texto da colunista do Jornal Zero Hora, a escritora Martha Medeiros com um texto bem apropriado para o evento de hoje que trata de atividades voltadas à cidadania.
C. Vamos conhecer o texto que nos inspirou a fazer esta oficina?
D. Agora é importante vocês manusearem por um momento navegando nos textos através dos hiperlinks.
E. Precisamos interromper esse momento de navegação à deriva para ouvir os relatos de experiências de vocês tanto para o procedimento de ler, seus passos utilizados na prática desse formato de texto , quanto ao conhecimento que puderam adquirir através desses textos. Expressar qual o aproveitamento que tiveram.
F. E o texto principal da Martha Medeiros, o que acrescentou sobre a cultura japonesa? O que a distingue da nossa? Como nos comportamos?
G. Eu me lembro como escolhi a minha profissão e por que a escolhi. E confesso que não foi nada fácil. Como será que recebemos a orientação para a escolha da profissão? Alguém pode nos relatar?
Será que nós não erramos? Como podemos saber?
Por que será que estão oferecendo tantos cursos técnicos?
Já ouviram uma frase assim? Não pergunte o que seu país pode fazer por você, pergunte o que você pode fazer pelo seu país? De quem será? Podem pesquisar.
H. E aí, como vai indo a pesquisa de vocês? Muitas informações. Cansaram de ler?
I. Já nem querem escrever, não é? Gostariam de pegar tudo pronto usando os recursos: copiar e colar. Ponto. É só imprimir. “Que maravilha!”
Eu pergunto: Como ter uma atitude responsável diante do fluxo de informações para se construir o seu conhecimento pessoal?
1º Definir para si o que quer aprender;
2º Manter-se focado, desligando MSN, ORKUT, ICQ, SALAS DE BATE-PAPO, ...
para não se dispersar e prestar toda a atenção;
3º Conectar-se com fontes confiáveis. Fontes não são as plataformas. São as instituições. Escolha assuntos relevantes que entenda coletando as informações;
4º Anote as idéias que ficam. Não copie ou plagie a informação;
5º Faça a sua síntese, produza o seu texto. Faça o melhor que puder de trabalho;
6º Depois compartilhe a aprimore seus trabalhos reavaliando seus conceitos
J. Todo esse trabalho bem feito, podemos dizer que estamos reconfigurando nossos conceitos.
K. Agora o desafio é que vocês produzam juntos, em pequenos grupos, o conceito
de cidadania com a proposta de elaborar um poema demonstrando com palavras, palavras-chaves, palavras fortes que descrevam o planeta dos sonhos de vocês abordando o conceito de cidadania. Demonstrando o coletivo, os sentimentos de grandeza para um mundo melhor de se viver em comunhão.

SLIDES

Nenhum comentário:

Postar um comentário