PROPOSTA PEDAGÓGICA
1. Identificação da Instituição –
Prefeitura Municipal de Canoas
Secretaria Municipal de Educação
Escola Municipal de Ensino Fundamental Ícaro – Séries Finais
Atividade Laborativa - Planejamento Pedagógico
2. Coordenadoras –
a. Prof.ª Raquel Alves Pires;
b. Prof.ª * Márcia Ignês Endres Schmidt.
* Cargo - Professor em Readaptação de Função
Setores de Exercício em 2011 - Biblioteca e Secretaria da Escola
Situação - Recurso Administrativo: Processo nº 7042; 7770, 8103 e 8951 /2011.
3. Proposta –
Elaborar um projeto com o tema da cidadania abrangendo as disciplinas:
a. Língua Portuguesa
b. Ciências
4. Título do Projeto –
Hipertexto, a dinâmica em prol do espírito de coletividade.
5. Oficinas –
· Reconfigurando os conhecimentos da cidadania. (Prof.ª Márcia Ignês Endres Schmidt);
· O trabalho e os primeiros passos para uma pesquisa científica. (Prof.ª Raquel Alves Pires);
6. Justificativa –
No mundo contemporâneo até o conhecimento torna-se obsoleto em pouco tempo.
O mercado de trabalho exige atualização constante do profissional a ponto de ditar os valores pertinentes ao momento econômico, histórico e social de modo que o conhecimento de hoje adquirido já não terá o mesmo valor para os próximos anos devido a rápidas mudanças impostas pela globalização. Diante disso, é imperativo que o ensino esteja voltado aos conhecimentos que circulam pela rede da internet e que o aluno seja um pesquisador agente em seu meio social; saiba selecionar textos relacionados ao conteúdo do professor; aprenda a trabalhar em equipe para formar o seu conhecimento de mundo sustentável e economicamente viável.
7. Objetivo Geral do Projeto –
A partir do hipertexto eletrônico, proporcionar novas práticas de leitura e de escrita com o favorecimento à intertextualidade e à nova relação entre autor-obra-leitor.
8. Objetivos Específicos –
a. Trabalhar com as potencialidades e os questionamentos que advêm das experiências aplicadas na manhã programada de curso quando conectados à rede mundial de comunicação no dia da apresentação: 27/08/2011, local: Laboratório de Informática;
b. Analisar as práticas da pesquisa na internet que revelam a urgência de se saber como reconstruir o conhecimento coletivo.
c. Desenvolver uma prática interativa com os participantes na postagem de um blog com a proposta vinculada ao espírito de coletividade.
d. Envolver o participante da oficina para expor o seu conceito de cidadania.
9. Organização do Projeto –
a. Público-alvo: Estudantes do Ensino Fundamental das séries finais, professores, pais e comunidade que queiram se inscrever nas oficinas abertas ao público no dia 27/08/2011, junto ao espaço LABIN, conforme folder de divulgação na unidade escolar do evento programado.
b. Responsáveis pela organização do projeto: Prof.ª Márcia Ignês Endres Schmidt, com o desenvolvimento do conteúdo referente à prática de leitura e produção textual. E a Prof.ª Raquel Alves Pires, com as orientações para o uso das Tecnologias da Informação rumo aos primeiros procedimentos de uma pesquisa efetiva.
c. Duração das Oficinas: O primeiro momento compreende das 08h40min às 10h com as apresentações da Oficina da Prof.ª Márcia Schmidt responsável pelos dois objetivos especificados nos itens, letras “a” e “b”. E o segundo momento está programado no horário das 10h05min às 11h30min para a prática da construção do blog como proposta de trabalho coletivo vinculado ao tema cidadania. São 80 minutos de tempo para cada oficina a ser trabalhada de forma independente na sua aplicação teórica ou prática.
10. Desenvolvimento de Atividade no Projeto –
a. O questionamento referente ao procedimento que se adota para uma efetiva leitura.
b. A apresentação do texto, “Espírito de Coletividade” de Martha Medeiros (ZH 20/07/2011) reproduzido com um novo formato de hipertexto a ser apresentado pelo programa de slides openOffice.org-impress. (sistema operacional Linux) como ponto de partida para mais leituras e orientações de como se faz o exercício da leitura, seja texto, seja obra produzida e interligada a uma rede de conhecimentos coletivos para aprender a gerenciar as informações acessíveis com a responsabilidade social.
c. A prática da leitura e a navegação à deriva da obra de Martha Medeiros vinculada a hiperlinks pré-selecionados a partir das palavras de seu texto de origem, palavras-chaves para a temática a ser abordada, a cidadania que nasce quando pensamos no coletivo, no trabalho social, na sociedade em que vivemos.
d. A abordagem com relatos da experiência de leitura e navegação pelo hipertexto.
e. Problematizando a partir de uma suposição na escolha particular da profissão que gostaria de exercer e que satisfaria suas necessidades de vida social.
f. A consciência crítica a ser despertada quando se pensar no coletivo e socializar os problemas advindos das necessidades locais como por exemplo a atual dificuldade de se encontrar certos profissionais por falta de mão-de-obra qualificada.
g. A exposição de passos adequados para se selecionar e construir o conhecimento adquirido tendo uma atitude responsável diante do fluxo de informação que se recebe.
h. A proposta de elaborar um texto coletivo (pequenos grupos) expondo o seu conceito de cidadania tendo como sugestão criar o planeta que o grupo sonha ter. O trabalho fica bem mais apropriado quando escrito no gênero textual de poesia. É uma sugestão de trabalho. Depois de produzirem o planeta que vai representar o grupo de participantes será solicitado uma seleção de palavras-chaves, palavras fortes de significado para associá-las aos links disponíveis na internet formatando um hipertexto no LABIN.
i. A postagem dos trabalhos no blog representando o espírito de coletividade existente no planeta dos sonhos que até poderia ser como um mundo real para todos nós.
j. Um conceito de aprendizagem: A grandeza do espírito é real para quem acredita e pratica.
11. Metodologia –
Propor situações de ensino para favorecer ao participante da oficina a:
· Encontrar sentido àquilo que está aprendendo, que se perceba um cidadão quando compartilha e quando passa a fazer parte de uma comunidade em sociedade;
· Fazer uso das tecnologias e mídias reconhecendo a responsabilidade de cada um na construção do conhecimento coletivo.
12. Cronograma do Projeto –
· Inscrições, na Abertura do evento programado, na sala de informática da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ícaro, considerado como o Dia da Cidadania (27/08/2011) – a ser previsto no horário das 08h30min às 11h30min.
13. Custo do Projeto –
· Material de impressão e recursos tecnológicos do Laboratório de Informática (Ter data-show disponível e um notebook para garantir o acesso à internet assistindo a produção de slides).
14. Avaliação do Projeto –
· Será considerado satisfatório se houver participação nas inscrições e os equipamentos eletrônicos estiverem em condições de uso, internet funcionando, servidor operando devidamente os CPUs de usuários para navegarem à deriva quando solicitado o momento da execução da atividade.
15. Considerações acerca do projeto depois de aplicado:
· A procura pelo laboratório de informática, às vezes, era em busca de acessar os jogos eletrônicos anunciados no convite que foi divulgado também como programação do evento sobre o Dia da Cidadania;
· Observou-se que o momento seria bem aproveitado se as inscrições fossem divulgadas com orientação e antecedência nas turmas de alunos esclarecendo a importância da proposta e se fosse oferecida com exclusividade num dia diferente do evento. Seja palestra, seja oficina, tendo outros atrativos, dificilmente teriam motivação para permanecer no mesmo local de atividade;
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