sexta-feira, 16 de setembro de 2011

ATIVIDADE LABORATIVA - OFICINA DE HIPERTEXTO - A DINÂMICA EM PROL DO ESPÍRITO DE COLETIVIDADE

PROPOSTA PEDAGÓGICA

1.     Identificação da Instituição –
Prefeitura Municipal de Canoas
Secretaria Municipal de Educação
Escola Municipal de Ensino Fundamental Ícaro – Séries Finais
Atividade Laborativa -  Planejamento Pedagógico

2.     Coordenadoras –
a.    Prof.ª Raquel Alves Pires;
b.    Prof.ª  * Márcia Ignês Endres Schmidt.
* Cargo - Professor  em  Readaptação de Função
Setores de Exercício em 2011 - Biblioteca e Secretaria da Escola  
Situação - Recurso Administrativo:  Processo nº 7042; 7770, 8103 e 8951 /2011.

3.     Proposta –
      Elaborar um projeto com o tema da cidadania abrangendo as disciplinas:
a.      Língua  Portuguesa
b.     Ciências

4.     Título do Projeto –
Hipertexto, a dinâmica em prol do espírito de coletividade.
5.     Oficinas –
·         Reconfigurando os conhecimentos da cidadania.  (Prof.ª Márcia Ignês Endres Schmidt);
·         O trabalho e os primeiros passos para uma pesquisa científica. (Prof.ª Raquel Alves Pires);

6.     Justificativa –
 No mundo contemporâneo até o conhecimento torna-se obsoleto em pouco tempo.
 O mercado de trabalho exige atualização constante do profissional a ponto de ditar os  valores pertinentes ao momento econômico, histórico e social de modo que o conhecimento de hoje adquirido já não terá o mesmo valor para os próximos anos devido a rápidas mudanças impostas pela globalização. Diante disso, é imperativo que o ensino esteja voltado aos conhecimentos que circulam pela rede da internet e que o aluno seja um pesquisador agente em seu meio social; saiba selecionar textos relacionados ao conteúdo do professor; aprenda a trabalhar em equipe para formar o seu conhecimento de mundo sustentável e economicamente viável.

7.     Objetivo Geral do Projeto –
A partir do hipertexto eletrônico, proporcionar novas práticas de leitura e de escrita com o favorecimento à intertextualidade e à nova relação entre autor-obra-leitor.
8.     Objetivos Específicos –

a.    Trabalhar com as potencialidades e os questionamentos que advêm das experiências  aplicadas na manhã programada de curso quando conectados à rede mundial de comunicação no dia da apresentação:  27/08/2011, local: Laboratório de Informática;
b.    Analisar as práticas da pesquisa na internet que revelam a urgência de se saber  como reconstruir o conhecimento coletivo.
c.    Desenvolver uma prática interativa com os participantes na postagem de um blog com a proposta vinculada ao espírito de coletividade.
d.    Envolver o participante da oficina para expor o seu conceito de cidadania.
                
9.     Organização do Projeto –
a.    Público-alvo: Estudantes do Ensino Fundamental das séries finais, professores, pais e comunidade que queiram se inscrever nas oficinas abertas ao público no dia 27/08/2011, junto ao espaço LABIN, conforme folder de divulgação na unidade escolar do evento programado.
b.    Responsáveis pela organização do projeto: Prof.ª Márcia Ignês Endres Schmidt, com o desenvolvimento do conteúdo referente à prática de leitura e produção textual. E a Prof.ª Raquel Alves Pires, com as orientações para o uso das Tecnologias da Informação rumo aos primeiros procedimentos de uma pesquisa efetiva.
c.    Duração das Oficinas: O primeiro momento compreende das 08h40min às 10h com as apresentações da Oficina da Prof.ª Márcia Schmidt responsável pelos dois objetivos especificados nos itens, letras “a” e “b”. E o segundo momento está programado no horário das 10h05min às 11h30min para a prática da construção do blog como proposta de trabalho coletivo vinculado ao tema cidadania. São 80 minutos de tempo para cada oficina a ser trabalhada de forma independente na sua aplicação teórica ou prática.

10.   Desenvolvimento de Atividade no Projeto –
a.      O questionamento referente ao procedimento que se adota para uma efetiva leitura.
b.      A apresentação do texto,    “Espírito de Coletividade” de Martha Medeiros      (ZH 20/07/2011) reproduzido com um novo formato de  hipertexto a ser apresentado pelo programa de slides openOffice.org-impress. (sistema operacional Linux) como ponto de partida para mais leituras e orientações de como se faz  o exercício da leitura, seja   texto, seja obra produzida e interligada a uma rede de conhecimentos coletivos para aprender a gerenciar as informações acessíveis com a responsabilidade social.
c.      A prática da leitura e a navegação à deriva da obra de Martha Medeiros vinculada a hiperlinks pré-selecionados a partir das palavras de seu texto de origem, palavras-chaves para a temática a ser abordada, a cidadania que nasce quando pensamos no coletivo, no  trabalho social, na sociedade em que vivemos.
d.      A abordagem  com  relatos da experiência de leitura e navegação pelo hipertexto.
e.      Problematizando a partir de uma suposição na escolha particular da profissão que gostaria de exercer e que satisfaria suas necessidades de vida social.
f.       A consciência crítica a ser despertada quando  se pensar no coletivo e socializar os problemas advindos das necessidades  locais como por exemplo a atual dificuldade  de se encontrar certos profissionais por falta de  mão-de-obra qualificada.
g.      A exposição de passos adequados para se selecionar e construir o conhecimento adquirido  tendo uma atitude responsável diante do fluxo de informação que se recebe.
h.     A proposta de elaborar um texto coletivo (pequenos grupos) expondo o seu conceito de cidadania tendo como sugestão criar o  planeta que o grupo sonha ter. O trabalho fica bem mais apropriado quando escrito no gênero textual de poesia. É uma sugestão de trabalho. Depois de produzirem o planeta que vai representar o grupo de participantes será solicitado uma seleção de palavras-chaves, palavras fortes de significado para associá-las aos links disponíveis na internet formatando um hipertexto no LABIN.
i.       A postagem dos trabalhos no blog  representando o espírito de coletividade existente no planeta dos sonhos que até  poderia ser como um mundo real para todos nós.
j.         Um conceito de aprendizagem: A grandeza do espírito é real para quem acredita e pratica.

11.   Metodologia –
Propor situações de ensino para favorecer ao participante da oficina a:
·         Encontrar sentido àquilo que está aprendendo, que se perceba um cidadão quando compartilha e quando passa a fazer parte de uma comunidade em sociedade;
·         Fazer uso das tecnologias e mídias reconhecendo a responsabilidade de cada um na construção do conhecimento coletivo.
12.  Cronograma do Projeto –
·         Inscrições, na Abertura do evento programado, na sala de informática da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ícaro, considerado como o Dia da Cidadania (27/08/2011) – a ser previsto no horário das 08h30min às 11h30min.
13.  Custo do Projeto –
·         Material de impressão e recursos tecnológicos do Laboratório de Informática (Ter data-show disponível e um notebook para garantir o acesso à internet assistindo a produção de slides).
14.  Avaliação do Projeto –
·         Será considerado satisfatório se houver participação nas inscrições e os equipamentos eletrônicos estiverem em condições de uso, internet funcionando, servidor operando devidamente os CPUs de usuários para navegarem à deriva quando solicitado o momento da execução da atividade.
15.  Considerações acerca do projeto depois de aplicado:
·         A procura pelo laboratório de informática, às vezes, era em busca de acessar os jogos eletrônicos anunciados no convite que foi divulgado também como programação do evento sobre o Dia da Cidadania;
·         Observou-se que o momento seria bem aproveitado se as inscrições fossem divulgadas com orientação e antecedência nas turmas de alunos esclarecendo a importância da proposta e se fosse oferecida com exclusividade num dia diferente do evento. Seja palestra, seja oficina, tendo outros atrativos, dificilmente teriam motivação para permanecer no mesmo local de atividade;

Nenhum comentário:

Postar um comentário