Eu, Prof.ª Márcia Ignês, recebi como um
convite da equipe diretiva da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rondônia a
oportunidade de coordenar frente ao projeto de leitura, Programa Fome de Ler,
organizado pelo Departamento de Ensino da Secretaria Municipal de Canoas,
representado pela Sra. Elisete Izabel Aliatti, junto à assessoria do curso de Letras
da universidade da ULBRA Canoas, na liderança da Sra. Ângela da Rocha Rolla e
parcerias com a rede de Escolas da Ulbra- Região Sul, com o propósito de atender as séries finais do
Ensino Fundamental, alunos do 6º e 9º ano do turno da tarde.
O
programa de leitura “Fome de Ler” completa, em 2012, uma década de atuação ininterrupta com a
participação de escritores de vários estados brasileiros e milhares de
leitores.
Desde 2003 foram 70 autores, 157 escolas
e 31 municípios engajados em ações coletivas tendo como centro a obra
literária.
Entre encontros e reencontros a Escola
representada - então pela professora-coordenadora, Sra. Márcia Ignês Endres Schmidt
- pôde participar da escolha do escritor literário sendo agraciada com as
obras, As 5 Pontas de uma Estrela; e os
Minicontos e Muito Menos, de autoria do Escritor Literário, também professor, Sr.
Marcelo Spalding Perez, mestre de uma das Universidades de Canoas, a UNIRITTER.
UMA OBRA DIVINA, MARAVILHOSA, QUE TOCA OS
CORAÇÕES DE QUEM LÊ OU ESCUTA FALAR, POIS CHEGA A DESPERTAR CURIOSIDADE ATÉ DE
CRIANÇAS DAS SÉRIES INICIAIS DO 3º ANO ESCOLAR.
Plano
Pedagógico de Atuação para o Projeto de Leitura da Escola Municipal de Ensino
Fundamental Rondônia
1.
JUSTIFICATIVA -
O projeto “Livro e Leitura” como proposta
curricular na Escola Municipal de Ensino Fundamental Rondônia do município de
Canoas justifica-se como conhecimento significativo na construção da identidade
cultural do estudante do Ensino Fundamental.
É preciso criar condições para a abordagem do livro motivando o aluno
desde sua infância escolar para ir ao encontro da obra visual no papel de
leitor-escritor, porque nossa sociedade precisa aprender a interagir.
2.
OBJETIVO GERAL –
a)
Propor o diálogo com os saberes
disciplinares assim como com outros saberes socialmente produzidos.
3.
OBJETIVO ESPECÍFICO –
a)
Instigar o leitor-aprendiz a
olhar para o livro como um trabalho da arte do fazer-acontecer no universo da
literatura infanto-juvenil para fins de fazer o aluno qualificar-se como leitor
de imagens para múltiplas leituras dentro das possibilidades oferecidas pelo
texto no contexto da obra de cada autor trabalhado.
b)
Oportunizar aos professores e
alunos um espaço de interação das atividades escolares nas diferentes áreas do
conhecimento disponibilizando de um horário acessível em tempo hábil que
possibilite o planejamento de um trabalho interdisciplinar em torno de uma
temática de interesse coletivo que contemple os conhecimentos relevantes para a
formação de sujeitos autônomos, críticos e criativos, capazes de analisar como
as coisas passaram a ser o que são e como fazer para que elas sejam diferentes
do que hoje são.
4.
PROCEDIMENTOS –
a)
Estabelecer um momento apropriado para um diálogo online
do aluno com o escritor a partir de uma entrevista a ser marcada a princípio
nos períodos da aula de Língua Portuguesa.
b)
Reservar um horário livre para o aluno
consultar duas referências da Igreja Cristã: um pastor e um padre que são os
estudiosos da Palavra de Deus, a Bíblia, para que tirem suas dúvidas referente
ao Espírito Santo, dons espirituais, imortalidade da alma, ..., conforme tema
veiculado na obra “As 5 Pontas de uma Estrela”.
c) Sugerir que se
trabalhe com as mensagens implícitas nas falas dos livros, observando as visões
de família (tradicional de classe média), assim como o ensino sobre as lutas e
conquistas dos grupos minoritários oprimidos.
d)
Apresentar às turmas do 6º e 9º
ano e aos professores de Inglês, Prof.º Maurício, e de Artes, um site escrito
na Língua Inglesa com o programa www.voki.com/mywebite.php para motivá-los a
produzirem um trabalho interdisciplinar com arte e criatividade representando a
culminância dos trabalhos realizados a
partir da leitura das obras de literatura do escritor Marcelo Spalding Perez.
e)
Planejar um cronograma de atividades:
f)
Organizar junto aos professores das disciplinas de Português,
Inglês e Artes, acolhendo as sugestões dos demais colegas do Ensino Fundamental
com a participação da Equipe Diretiva, qual espaço da Escola será destinado
para recepcionar o Escritor do Projeto “Livro e Leitura”.
5.
META –
Fazer da sala de recursos, da sala de aula e da escola
um espaço de cruzamento de culturas e saberes.
E trabalhar para que vejam que a expressão é um
trabalho de arte.
A
ARTE DE NOS EXPRESSAR. É UM QUERER FAZER. É UM FAZER-ACONTECER. É UM TRABALHO
DE ARTE E ESFORÇO NA BUSCA DE UM TALENTO.
6.
PÚBLICO ALVO -
a)
Atuação com o
Projeto “Livro e Leitura” especialmente às turmas da tarde, os 6º e 9º anos
correspondendo às séries finais do Ensino Fundamental.
7.
DURAÇÃO DO PROJETO -
De maio a novembro de 2012
sujeito a ter continuidade em cada ano
letivo conforme avaliação da Equipe Diretiva de Atuação.
Dia do Evento: 24 de outubro de 2012, às 14 horas,
com a participação do escritor, do Departamento do Ensino Fundamental e da
Assessoria organizadora.
Cronograma de Atividades:
1º Momento:
De 11 de abril até 15 de agosto promover leitura dos capítulos da obra “As 5
Pontas de uma Estrela, utilizando o recurso do data-show;
2º Momento:
A partir 15 de agosto apresentar o livro da obra em pauta para dar continuidade
da leitura dos capítulos 13 em diante.
3º Momento:
Encaminhar por e-mail os mesmos capítulos digitados para relerem a obra “As 5
Pontas de uma Estrela, continuar com os resumos e registrarem dúvidas a cerca
de um tema tratado na obra do escritor.
4º Momento:
Entoar a letra de um hino de louvor a Deus na sala de aula, observando a
receptividade da turma para com o tema do livro. Motivá-los a querer
recepcionar o escritor com uma letra produzida pela turma de alunos e tocada
com instrumentos que tiverem em casa.
MEU DEUS VENCE BATALHAS
Meu
Deus vence batalhas
Meu
Deus quebra muralhas
E
quando eu estou a fraquejar,
Suas
mãos estão a me sustentar.
Meu
Deus é muito forte
O
seu nome é Emanuel
E
quando tudo parece mal,
A
vitória eu sei que ele me dará.
Clamei-o
na angústia
E
ouviu o meu clamor
Meu
Deus está comigo,
Não
temo o perigo,
Ele
é meu salvador.
Não
se compara a prata,
Nem
se compara ao ouro,
Jesus
é o meu tesouro,
Com
ele vou vencer.
Repetir o louvor
Final:
Clamei-o
na angústia
E
ouviu o meu clamor
Meu
Deus está comigo,
Não
temo o perigo,
Ele
é meu salvador.
Não
se compara a prata,
Nem
se compara ao ouro,
Jesus
é o meu tesouro,
Com
ele vou vencer.
Meu Deus vence batalhas
5º Momento:
Trabalhar o gênero de poesia a partir do poema de Vinícius de Moraes, ensinando
o que é um soneto, como se aprende a estabelecer a rima de cada verso, saber
classificá-la com base na teoria de literatura, e aprender a escandir um verso
em sílabas métricas para reconhecer o esforço na busca da musicalidade do
gênero da poesia e também vislumbrar a
grandeza de espírito do escritor que produz um poema de amor e fidelidade a Deus.
Soneto de fidelidade
Vinícius
de Moraes
De
tudo, ao meu amor serei a-ten-to A (ento) Rimas interpoladas
Antes,
e com tal zelo, e sempre, e tan-to
B (anto)
Que
mesmo em face do maior en-can-to
B (anto)
Dele
se encante mais meu pen-as-men-to. A (ento)
Quero
vivê-lo em cada vão mo-men-to A (ento) Rimas interpoladas
E
em seu louvor hei de espalhar meu can-to B (anto)
E
rir meu riso e derramar meu pran-to B (anto)
Ao
seu pesar ou seu con-ten-ta-men-to A
(ento)
E
assim, quando mais tarde me pro-cu-re C (ure)
Quem
sabe a morte, angústia de quem vi-ve D (ive)
Quem
sabe a solidão, fim de quem ama
E (ama)
Rimas Cruzadas
Eu
possa me dizer do amor (que ti-ve): D (ive)
Que
não seja imortal posto que é cha-ma
E (ama)
Mas
que seja infinito enquanto du-re. C (ure)
Rimas: 1. Emparelhadas = AABB
2.
Alternadas ou Cruzadas= ABAB
3.
Interpoladas= ABBA
4.
Misturadas ou Mistas= Verso Branco (A distribuição é livre, Ocorre ausência de
rima).
6º
Momento: Apresentar o livro “Minicontos e Muito Menos”
para apreciarem e lerem a obra de arte literária de Marcelo Spalding Perez.
7º
Momento: Postar no Blog: Prof.ª Márcia Ignês e
apresentar aos alunos. Combinar quais questões a turma tem interesse de questionar
ao escritor. Apresentar as dúvidas da turma. Lembrar que podem memorizando a
letra do hino de louvor e ensaiando, quem sabe um grupo se forma e ensaia nas
aulas de religião!? Mandar convite pessoalmente ao escultor que se prontificou
de expor seus trabalhos na Escola Rondônia.
8º
Momento: Mandar e-mails ao escritor, ao pastor e ao
padre que faremos convites para
participar de um de bate-papo comunicando e agendando datas de atividade online
nas quartas e quintas feiras à tarde de acordo conforme a disponibilidade de
horário de ambas partes. Reservar o Laboratório de Informática.
9º
Momento: Dia de entrevistas online com escritor.
10º Momento: Dia de bate-papo com os estudiosos da Igreja
Cristã: o Padre e o Pastor, com referência na Bíblia.
11º Momento:
apresentação de um site escrito na Língua Inglesa com o programa
www.voki.com/mywebite.php (Tutorial voki bonecos ) para motivá-los a produzirem um trabalho
interdisciplinar com arte e criatividade representando a culminância
dos trabalhos realizados a partir da leitura das obras de literatura do
escritor Marcelo Spalding Perez.
12º Momento: Planejar com os alunos a recepção do
escritor e com os professores, colegas e direção escolar. Confirmar com o
Departamento de Educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário