segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Expressando-se com Arte


                              Eu, Prof.ª Márcia Ignês, recebi como um convite da equipe diretiva da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rondônia a oportunidade de coordenar frente ao projeto de leitura, Programa Fome de Ler, organizado pelo Departamento de Ensino da Secretaria Municipal de Canoas, representado pela Sra. Elisete Izabel Aliatti, junto à assessoria do curso de Letras da universidade da ULBRA Canoas, na liderança da Sra. Ângela da Rocha Rolla e parcerias com a rede de Escolas da Ulbra- Região Sul,  com o propósito de atender as séries finais do Ensino Fundamental, alunos do 6º e 9º ano do turno da tarde.

 

O programa  de leitura “Fome de Ler” completa, em 2012,  uma década de atuação ininterrupta com a participação de escritores de vários estados brasileiros e milhares de leitores.

       Desde 2003 foram 70 autores, 157 escolas e 31 municípios engajados em ações coletivas tendo como centro a obra literária.

 

       Entre encontros e reencontros a Escola representada - então pela professora-coordenadora, Sra. Márcia Ignês Endres Schmidt - pôde participar da escolha do escritor literário sendo agraciada com as obras, As 5 Pontas de uma Estrela; e  os Minicontos e Muito Menos, de autoria do  Escritor Literário, também professor, Sr. Marcelo Spalding Perez, mestre de uma das Universidades de  Canoas, a UNIRITTER. 

 

       UMA OBRA DIVINA, MARAVILHOSA, QUE TOCA OS CORAÇÕES DE QUEM LÊ OU ESCUTA FALAR, POIS CHEGA A DESPERTAR CURIOSIDADE ATÉ DE CRIANÇAS DAS SÉRIES INICIAIS DO 3º ANO ESCOLAR.

 

Plano Pedagógico de Atuação para o Projeto de Leitura da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rondônia

 

1.     JUSTIFICATIVA -

 

       O projeto “Livro e Leitura” como proposta curricular na Escola Municipal de Ensino Fundamental Rondônia do município de Canoas justifica-se como conhecimento significativo na construção da identidade cultural do estudante do Ensino Fundamental.

É preciso criar condições para a abordagem do livro motivando o aluno desde sua infância escolar para ir ao encontro da obra visual no papel de leitor-escritor, porque nossa sociedade precisa aprender a interagir.

 

2.     OBJETIVO GERAL

a)            Propor o diálogo com os saberes disciplinares assim como com outros saberes socialmente produzidos.

3.   OBJETIVO ESPECÍFICO

a)            Instigar o leitor-aprendiz a olhar para o livro como um trabalho da arte do fazer-acontecer no universo da literatura infanto-juvenil para fins de fazer o aluno qualificar-se como leitor de imagens para múltiplas leituras dentro das possibilidades oferecidas pelo texto no contexto da obra de cada autor trabalhado.

b)           Oportunizar aos professores e alunos um espaço de interação das atividades escolares nas diferentes áreas do conhecimento disponibilizando de um horário acessível em tempo hábil que possibilite o planejamento de um trabalho interdisciplinar em torno de uma temática de interesse coletivo que contemple os conhecimentos relevantes para a formação de sujeitos autônomos, críticos e criativos, capazes de analisar como as coisas passaram a ser o que são e como fazer para que elas sejam diferentes do que hoje são.

 

4.   PROCEDIMENTOS

a)             Estabelecer um momento apropriado para um diálogo online do aluno com o escritor a partir de uma entrevista a ser marcada a princípio nos períodos da aula de Língua Portuguesa.

b)           Reservar um horário livre para o aluno consultar duas referências da Igreja Cristã: um pastor e um padre que são os estudiosos da Palavra de Deus, a Bíblia, para que tirem suas dúvidas referente ao Espírito Santo, dons espirituais, imortalidade da alma, ..., conforme tema veiculado na obra “As 5 Pontas de uma Estrela”.

c)     Sugerir que se trabalhe com as mensagens implícitas nas falas dos livros, observando as visões de família (tradicional de classe média), assim como o ensino sobre as lutas e conquistas dos grupos minoritários oprimidos.

d)      Apresentar às turmas do 6º e 9º ano e aos professores de Inglês, Prof.º Maurício, e de Artes, um site escrito na Língua Inglesa com o programa www.voki.com/mywebite.php para motivá-los a produzirem um trabalho interdisciplinar com arte e criatividade representando a culminância  dos trabalhos realizados a partir da leitura das obras de literatura do escritor Marcelo Spalding Perez.

e)     Planejar um cronograma de atividades:

f)         Organizar junto aos professores das disciplinas de Português, Inglês e Artes, acolhendo as sugestões dos demais colegas do Ensino Fundamental com a participação da Equipe Diretiva, qual espaço da Escola será destinado para recepcionar o Escritor do Projeto “Livro e Leitura”.

5.   META

               Fazer da sala de recursos, da sala de aula e da escola um espaço de cruzamento de culturas e saberes.

               E trabalhar para que vejam que a expressão é um trabalho de arte.

A ARTE DE NOS EXPRESSAR. É UM QUERER FAZER. É UM FAZER-ACONTECER. É UM TRABALHO DE ARTE E ESFORÇO NA BUSCA DE UM TALENTO.

 

 

6.   PÚBLICO ALVO -

a)      Atuação com o Projeto “Livro e Leitura” especialmente às turmas da tarde, os 6º e 9º anos correspondendo às séries finais do Ensino Fundamental.

 

7.   DURAÇÃO DO PROJETO -

                    De maio a novembro de 2012 sujeito a  ter continuidade em cada ano letivo conforme avaliação da Equipe Diretiva de Atuação.

Dia do Evento: 24 de outubro de 2012, às 14 horas, com a participação do escritor, do Departamento do Ensino Fundamental e da Assessoria organizadora.

 

 

Cronograma de Atividades:

 

1º Momento: De 11 de abril até 15 de agosto promover leitura dos capítulos da obra “As 5 Pontas de uma Estrela, utilizando o recurso do data-show;

2º Momento: A partir 15 de agosto apresentar o livro da obra em pauta para dar continuidade da leitura dos capítulos 13 em diante.

3º Momento: Encaminhar por e-mail os mesmos capítulos digitados para relerem a obra “As 5 Pontas de uma Estrela, continuar com os resumos e registrarem dúvidas a cerca de um tema tratado na obra do escritor.

4º Momento: Entoar a letra de um hino de louvor a Deus na sala de aula, observando a receptividade da turma para com o tema do livro. Motivá-los a querer recepcionar o escritor com uma letra produzida pela turma de alunos e tocada com instrumentos que tiverem em casa.

 

                        MEU DEUS VENCE BATALHAS

 

            Meu Deus vence batalhas

            Meu Deus quebra muralhas

            E quando eu estou a fraquejar,

            Suas mãos estão a me sustentar.

 

            Meu Deus é muito forte

            O seu nome é Emanuel

            E quando tudo parece mal,

            A vitória eu sei que ele me dará.

 

            Clamei-o na angústia

            E ouviu o meu clamor

            Meu Deus está comigo,

            Não temo o perigo,

            Ele é meu salvador.

            Não se compara a prata,

            Nem se compara ao ouro,

            Jesus é o meu tesouro,

            Com ele vou vencer.

 

            Repetir o louvor

 

            Final:

               Clamei-o na angústia

            E ouviu o meu clamor

            Meu Deus está comigo,

            Não temo o perigo,

            Ele é meu salvador.

            Não se compara a prata,

            Nem se compara ao ouro,

            Jesus é o meu tesouro,

            Com ele vou vencer.

 

               Meu Deus vence batalhas

 

5º Momento: Trabalhar o gênero de poesia a partir do poema de Vinícius de Moraes, ensinando o que é um soneto, como se aprende a estabelecer a rima de cada verso, saber classificá-la com base na teoria de literatura, e aprender a escandir um verso em sílabas métricas para reconhecer o esforço na busca da musicalidade do gênero da poesia e  também vislumbrar a grandeza de espírito do escritor que produz um poema de amor e fidelidade a Deus.

 

 

 

 

 

 

Soneto de fidelidade

                                          Vinícius de Moraes

                        De tudo, ao meu amor serei a-ten-to   A  (ento)   Rimas interpoladas

                        Antes, e com tal zelo, e sempre, e tan-to   B    (anto)  

                        Que mesmo em face do maior en-can-to  B     (anto)

                        Dele se encante mais meu pen-as-men-to.  A   (ento)

 

                        Quero vivê-lo em cada vão mo-men-to  A   (ento) Rimas interpoladas

                        E em seu louvor hei de espalhar meu can-to  B   (anto)

                        E rir meu riso  e derramar meu pran-to  B          (anto)

                        Ao seu pesar ou seu con-ten-ta-men-to   A         (ento)

 

                        E assim, quando mais tarde me pro-cu-re  C        (ure)   

                        Quem sabe a morte, angústia de quem vi-ve   D   (ive)

                        Quem sabe a solidão, fim de quem ama  E         (ama)

                                                                                                                  Rimas Cruzadas

                        Eu possa me dizer do amor (que ti-ve):  D           (ive)

                        Que não seja imortal posto que é cha-ma  E       (ama)

                        Mas que seja infinito enquanto du-re. C              (ure)

 

Rimas:       1. Emparelhadas = AABB

                    2. Alternadas ou Cruzadas= ABAB

                    3. Interpoladas= ABBA

4. Misturadas ou Mistas= Verso Branco (A distribuição é livre, Ocorre ausência de rima).

 

6º Momento:  Apresentar o livro “Minicontos e Muito Menos” para apreciarem e lerem a obra de arte literária de Marcelo Spalding Perez.

7º Momento:  Postar no Blog: Prof.ª Márcia Ignês e apresentar aos alunos. Combinar quais questões a turma tem interesse de questionar ao escritor. Apresentar as dúvidas da turma. Lembrar que podem memorizando a letra do hino de louvor e ensaiando, quem sabe um grupo se forma e ensaia nas aulas de religião!? Mandar convite pessoalmente ao escultor que se prontificou de expor seus trabalhos na Escola Rondônia.

8º Momento:  Mandar e-mails ao escritor, ao pastor e ao padre que faremos  convites para participar de um de bate-papo comunicando e agendando datas de atividade online nas quartas e quintas feiras à tarde de acordo conforme a disponibilidade de horário de ambas partes. Reservar o Laboratório de Informática.

9º Momento:  Dia de entrevistas online com escritor.

10º Momento:  Dia de bate-papo com os estudiosos da Igreja Cristã: o Padre e o Pastor, com referência na Bíblia.

11º Momento:   apresentação de um site escrito na Língua Inglesa com o programa www.voki.com/mywebite.php (Tutorial voki  bonecos ) para motivá-los a produzirem um trabalho interdisciplinar com arte e criatividade representando a culminância  dos trabalhos realizados a partir da leitura das obras de literatura do escritor Marcelo Spalding Perez.

12º Momento:   Planejar com os alunos a recepção do escritor e com os professores, colegas e direção escolar. Confirmar com o Departamento de Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário